O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 26 de outubro de 2010

Viver em Simplicidade - sugestões para os centros educativos


Porto, 15 de Outubro de 2011

Queridas Irmãs

A equipa da Pastoral das Escolas constituída pelas Irmãs: Teresa Magalhães, Anabela Pereira, M.ª da Conceição Ferreira Pinto, M.ª da Conceição Oliveira, Emilia Epifânio, Conceição Rodrigues e Alice Simões e os leigas: Margarida Baldaque, Catuxa Poeiras, Paula Martins reuniu-se em Fátima, no dia 23 de Setembro, com as Irmãs Maria Lúcia Soares e Maria Antónia Marques Guerreiro, para reflectir sobre a Pastoral das nossa Escolas, tendo como pano de fundo o lema do ano, já assumido por todos: Viver em Simplicidade.


Seguem as várias sugestões para se viver em cada Escola, em momentos significativos, o tema do ano. Dão-se sugestões para se ir criando uma “cultura” de partilha no que diz respeito à Pastoral, esta deveria ser o ar que se respira em cada instituição.

1. Comunhão dos temas dos momentos fortes do ano:
Advento: Desdobra-te
Semana de Santa Paula: Alinha-te
Quaresma: Simplifica-te
Mês de Maria: Entrega-te
Para cada um dos momentos existirá uma imagem (Logotipo anual - "Ser simples" - adaptado ao tema) que deve ser utilizada por todos.

2. Comunhão de iniciativas em momentos fortes do ano:
Advento e Natal: Presentes Solidários (FEC); Pagela com imagem de Natal (a mencionada em cima) e uma oração para que cada aluno leve para casa - cada centro elabora o seu.
Semana de Santa Paula: Oração comum, no dia 3 de Março, às 11h00 (Colégio da Paz prepara); Concurso/ Exposição baseado na regra de simplicidade (Colégio das Calvanas prepara o regulamento).

3. Partilha da informação e vivências de diferentes momentos formativos dirigidos a elementos da pastoral
Organização de um encontro para docentes para reflexão sobre o encontro com o Pe. Carlos Carneiro. A equipa enviará um powerpoint como proposta base para reflexão e cada centro poderá moldar este material à sua realidade, adaptá-lo, de acordo com as propostas dos elementos do centro que estiveram presentes no encontro.

4. Promoção do intercâmbio entre os diferentes centros educativos e instituições das Irmãs Doroteias
Ter presente a oportunidade de intercâmbio na organização das diferentes actividades da escola.

5. Partilha de materiais produzidos pelas diversas equipas de pastoral das escolas
Utilização frequente do blog para partilha dos materiais e actividades desenvolvidos nos diferentes centros educativos.

A seu tempo daremos informações mais precisas sobre os “CAMPUSFRASSI.NET”.
Na reunião decidimos que no próximo ano vamos propor os “Vigias” (alunos dos 5.º e 6.º anos) e os “Freixos” (alunos dos 7.º e 8.º anos). Os animadores serão os alunos mais velhos do Colégio de Santa Doroteia (Lisboa), professores novos e os alunos da nossa ESE de Paula Frassinetti.
A desejar um bom ano de Pastoral tendo como centro Jesus Cristo.

Um abraço.
São Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário