O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 23 de novembro de 2010

Presentes Solidários




A Fundação Evangelização e Culturas [FEC] lançou no dia 2 de Novembro a Campanha Presentes Solidários 2010. A campanha tem como objectivo lançar um desafio à sociedade portuguesa: E se cada um de nós contribuísse, efectivamente, para um mundo mais justo e solidário?


Este ano, apadrinham amavelmente a Campanha e comprometem-se a mobilizar os portugueses caras tão conhecidas como o humorista Zé Diogo Quintela, padrinho do Presente para a Guiné Bissau; a jornalista Fernanda Freitas, madrinha do Presente para Portugal; a escritora Alice Vieira, madrinha do Presente para Timor-Leste; a fadista Carminho, madrinha do Presente para São Tomé e Príncipe; o nadador olímpico, Miguel Arrobas, padrinho do Presente para Cabo Verde; o futebolista Nuno Gomes, padrinho do Presente para Angola (projecto das Irmãs Doroteias), a apresentadora Lara Afonso, madrinha para o Brasil e ainda o político Marcelo Rebelo de Sousa, padrinho para Moçambique.


Os Presentes Solidários são 8 bens diferentes, mas a causa é a mesma: apelar à solidariedade dos portugueses em prol de um desenvolvimento e prosperidade partilhados com quem mais precisa. Mais educação, mais desenvolvimento sustentável, mais desenvolvimento sanitário, mais apoio à terceira idade e a recém-nascidos, mais condições dignas de vida, mais criação de emprego e mais apoio à natalidade são alguns dos alvos da campanha deste ano, que decorre até dia 6 de Janeiro de 2011. Ao comprar um presente solidário, o dinheiro será entregue aos parceiros da FEC no terreno: Irmãs Doroteias (Angola), Cáritas Cabo Verde, Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau, Missionários da Consolata (Moçambique e Brasil), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Timor-Leste), Associação Mãos Unidas (São Tomé e Príncipe).


São estas entidades idóneas que identificam e avaliam no terreno todo o tipo de carências das comunidades onde estão inseridas e encaminham a ajuda necessária. Depois de terminada a campanha, os resultados serão divulgados publicamente. Mais informações consulte http://www.presentessolidarios.pt/ OU http://www.fecongd.org/




Esta Bolsa do Professor destina-se à formação de um professor nas regiões rurais de Capelongo e Mulondo em Angola. Esta formação integra-se no Projecto Melika iniciado em 1999 pela comunidade das Irmãs Doroteias de Freixiel.
O valor deste presente destina-se à compra de livros e material escolar necessários à formação de professores do ensino básico.
Parceiro no terreno: Irmãs Doroteias


Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (OdM) Associado - Objectivo 5: Reduzir em 75% a mortalidade materna

OdM 5: Reduzir em 75% a mortalidade materna
Cada ano, 500 mil mulheres morrem de complicações relacionadas com a gravidez e muitos milhares mais ficam fisicamente diminuídas. A esmagadora maioria destas mulheres vive nos países em desenvolvimento. A probabilidade de morrer durante a gravidez é de 1 em 16 na África Subsariana, contra 1 em 3800 no mundo desenvolvido. A formação e educação das mulheres é uma peça chave para alterar esta realidade.

Contribua para a formação das raparigas acolhidas no Centro de Acolhimento da Humpata em Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário