O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 15 de março de 2011

SIMPLIFICA-TE - QUARESMA 2011


4ª Semana da Quaresma - Acredita

Observa o seguinte esteriograma
concentra-te e descobre o que nelas existe.




Partilha

Síntese: Muitas vezes não conhecemos verdadeiramente a beleza das pessoas, dos acontecimentos porque ficamos com um olhar muito superficial. É preciso tempo, persistência, dedicação para chegarmos ao essencial… ao que de verdade há no fundo…

Lê e reflecte com a turma e o teu professor o Evangelho de Jo 9, 1.6-9.13-17.34-38

O ‘cego’ da nossa história é um símbolo de todos os homens e mulheres que vivem na escuridão, na superfície…

A missão de Jesus é aqui apresentada como criação de um Homem Novo. Deus criou o homem para ser livre e feliz; mas o egoísmo, o orgulho, a auto-suficiência, dominaram o coração do homem, prenderam-no num esquema de ‘cegueira’ e frustraram o projecto de Deus. A missão de Jesus consistirá em destruir essa ‘cegueira’, libertar o homem e fazê-lo viver na ‘luz’. Trata-se de uma nova criação…

Há muitas semelhanças entre a experiência que fizemos com as imagens e a mensagem que o Evangelho hoje nos apresenta.
Para vermos realmente o que as imagens continham precisámos de tempo, de persistência e concentração… muitas vezes na relação com os outros somos muito rápidos em julgar, catalogamos depressa com base naquilo que vemos ou ouvimos, queremos que nos dêem logo tudo… Os nossos olhos habituados a olhar sempre as mesmas pessoas e as mesmas coisas deixa, muitas vezes, de ver as coisas boas, a novidade que há nas pessoas e na vida.

Há momentos em que é preciso renovar o nosso olhar... pedir a Jesus que nos cure das “nossas cegueiras” para observar os gestos bons que as pessoas têm, para olhar com atenção os nossos colegas, os nossos amigos e ver que não importa a aparência, mas o seu interior…

Nesta semana, SIMPLIFICA-TE…
… procurando Acreditar:

• Que é preciso gastar tempo com os outros, pois uma leitura superficial e rápida conduz-nos a ideias preconcebidas e erradas;
• Que há muito mais e melhor nos outros que aquilo que o nosso olhar vê à primeira vista;
• Que Deus te ama e nunca te abandona, especialmente nos momentos mais difíceis da tua vida;
• Que podes entrar na intimidade com Deus, se parares para O escutar .

Oração
Senhor Jesus, faz-nos ser mais livres das nossas ideias e dos nossos olhares superficiais. Ajuda-nos a acreditar em nós e nos outros e a darmos mais tempo aos que se aproximam. Mas, principalmente, ajuda-nos a ACREDITAR que nos amas e que estás connosco, sempre para além das aparências. Por isso, queremos parar e tentar ver-Te e escutar-Te para além das aparências.

Sem comentários:

Enviar um comentário