O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 15 de março de 2011

SIMPLIFICA-TE - QUARESMA 2011

1ª Semana da Quaresma - Resiste

Um testemunho:

Da região de Tibhirine, na Argélia os monges cistercienses, raptados e depois assassinados em 1996, pelo Grupo Islâmico Armado (GIA) argelino, interpelam-nos com o seu jeito de viver e de bem fazer… neles transparecia um profundo sentido de solidariedade e entrega ao Outro e aos outros… no meio da violência que os envolvia, semeavam à sua volta paz e esperança.

Perante a agressividade que envolvia a região, levanta-se o problema de partir e abandonar o mosteiro, as pessoas, ou ficar e permanecer expostos à violência e à morte.

A reflexão lenta que fazem, para decidirem se partem ou ficam na região, é a experiência humana e difícil de encontrar os caminhos certos para a resposta a dar a Deus …

No momento em que todos, depois de dialogarem e de rezarem, optam por ficar, dão voz ao que mais fundo ecoa dentro deles: Os outros precisam de nós. O Senhor ama-nos e pede-nos para dar a vida como Ele a deu…O irmão médico muito cansado, mesmo exausto, afirma tenho de acolher as pessoas…tenho de curar…


Dialoga, com os teus colegas e professor, para melhor compreenderes a mensagem que estes monges te deixam.

Agora confronta a tua vida com a de Jesus:

Na vida temos necessidade de fazer escolhas. Muitas são as possibilidades, mas poucas conduzem à verdadeira felicidade e realização.
Pensa no que viveste nestes últimos dias e apresenta à turma alguma escolha que tenhas precisado fazer.


Jesus foi conduzido ao deserto e aí foi tentado (cf. Mt 4, 1-11) … aí teve de fazer escolhas. O deserto sugere e indica o combate contra o mal e a tudo o que nos divide e afasta-nos da nossa dignidade de sermos pessoas, de sermos cristãos.
Je­sus não se inclinou perante nenhum ídolo: não se deixou seduzir pelo poder político, pelo dinheiro, pelas propostas de sucesso e de glória. Escolheu apenas e sempre a palavra do Pai.

Também para nós a vida é prova e tentação, é oportunidade para avaliarmos a nossa relação com Deus e com os outros.

Nesta semana, SIMPLIFICA-TE…

… procurando resistir às tentações mais frequentes:

• A tentação do desânimo
• A tentação do individualismo
• A tentação do domínio sobre os outros
• A tentação do “deixar andar”
• A tentação de fugir de Deus.
• A tentação da preguiça
• (…) ____________________________________ (podes escolher ou acrescentar uma que queiras vencer nesta Quaresma.

Oração
Senhor, peço-Te resistência para superar as tentações que me rodeiam na passagem dos dias. Nem sempre é fácil ser perseverante e ter força e liberdade interior. Mas, aqui estou, Senhor, diante de Ti com a minha frágil existência, com as minhas tentações e é à tua Luz que quero resistir-lhes.

A história do filme dos “Deuses e dos Homens”
http://www.youtube.com/watch?v=sUaKt1kN5ZU&feature=fvw

Sem comentários:

Enviar um comentário