O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 15 de março de 2011

SIMPLIFICA-TE - QUARESMA 2011

3ª Semana da Quaresma – Pára!

Lê a passagem do Evangelho proposta para esta semana:
Jo 4, 5-15.19b-26.39a.40-42

Estamos diante de um quadro que representa a busca da vida plena. Onde encontrar essa vida? Na lei? Nos bens materiais? Noutros deuses? A mulher Samaritana dá conta da pobreza destas “ofertas” de vida: elas podem “matar a sede” por curtos instantes; mas quem procura a resposta para a sua realização plena nessas propostas voltará a ter sede.

É aqui que entra a novidade, de Jesus. Ele pára, senta-se “junto do poço”, faz-se encontrado e propõe à mulher Samaritana uma “água viva”, que matará definitivamente a sua sede de vida eterna.

O Evangelho define a missão de Jesus: comunicar às pessoas o Espírito que dá vida. O Espírito que Jesus tem para oferecer desenvolve e fecunda o coração da pessoa, dando-lhe a capacidade de amar sem medida. Eleva, assim, as pessoas que buscam a vida plena e definitiva à categoria de Pessoas Novas, filhos/as de Deus que fazem o bem que Ele nos pede.

Confronta-te:
O poço é um local de paragem para nos refrescarmos…
Paramos e lançamos o balde na esperança que venha a água de que necessitamos.
O poço tem um fundo que não é visível e, geralmente, está escuro aos nossos olhos. Por vezes, conseguimos ver a nossa imagem reflectida na água, mas apenas quando o poço está cheio e tem água para dar.
Pelo meio-dia, e apenas nessa altura do dia, com o sol a pique, todo o poço é iluminado.

Tal como o poço, também nós estamos muitas vezes escuros no nosso interior. Não temos água para dar… a nossa verdadeira imagem não aparece reflectida no modo como vivemos…


Nesta semana, SIMPLIFICA-TE…

… procurando descer ao teu interior:
• Parando e escutando o teu coração;
• Deixando que a luz de Deus ilumine a tua interioridade;
• Ouvindo Deus que te fala dentro de ti e através dos outros
• Enchendo de vida a tua interioridade para poderes tirar a sede aos que se aproximam de ti.
• (…)


Oração

Senhor Jesus, quero parar conTigo junto ao poço… dá-me da Tua água para voltar para a minha casa, para minha família, para os meus amigos e dizer-lhes com o meu olhar, com os meus gestos de amizade, com a minha delicadeza e atenção, com o meu serviço, que o Teu Amor é que dá sentido à minha vida e me faz feliz.


Vídeo “Carta de amor do Pai”…
http://www.fathersloveletter.com/Portuguese/

Sem comentários:

Enviar um comentário