O Farol


A paisagem de Monte Moro era mesmo um encanto, naqueles tempos mais ainda do que hoje. O mar limpíssimo e sempre atraente; a aldeia que ficava na vertente não se ouvia, era como se não existisse. Eram só elas, com a alegria daquela maravilhosa amizade, com os seus projectos de futuro. Ao longe, via-se a cidade, protegida pelas colinas, encimadas por fortalezas e muitos santuários marianos.

O Farol, ao cair da noite, lançava fachos de luz. Também ele tinha uma linguagem directa e sugestiva.

Rossetto, Rosa, Paula...Loucuras por Cristo.


Abrimos, assim, este blogue que pretende ser uma plataforma de partilha de textos, de orações, de reflexões, de imagens e de tantos outros fachos de luz....





terça-feira, 15 de março de 2011

SIMPLIFICA-TE - QUARESMA 2011

2ª Semana da Quaresma - Sobe

Escuta até ao fim, em silêncio e com atenção esta música de Sara Tavares:

Escutando no vento
Tua voz secreta
Que me sopra por dentro
Deixa-me ser só ser
No teu colo eu me entrego,
Para que me nutras
E me envolvas
Deixa-me ser só ser

Um ponto de luz que me seduz aceso na alma
Um ponto de luz que me conduz aceso na alma

Por trás dessa nuvem
Ardendo no céu
O fogo do sol raia
Eternamente quente
Liberta-me a mente
Liberta-me a mente

Um ponto de luz…

Que palavra mais te tocou e queres sublinhar? Que sentiste enquanto escutavas a Sara?
Como a Sara Tavares, vais fechar os olhos e pensar que estás numa praia… na areia… imagina e escuta os sons do mar…sente o calor do sol na pele… não está mais ninguém na praia…

Lê e reflecte com a turma e o teu professor o Evangelho de Mt 17,1-9

Subir um monte significa risco, esforço, silêncio, visão do horizonte, ar puro… Supõe e exige pôr-nos a caminho, abertura a novos sons e paisagens…
No Evangelho o “monte” é o lugar do encontro com Deus. Muitas vezes Jesus “sobe ao monte” para se encontrar com o Pai, para rezar-Lhe. Desta vez, vai acompanhado por três amigos, Tiago, Pedro e João. No cimo do monte eles assustam-se porque Jesus se transfigura, fica transformado com um aspecto brilhante, fica como um “Ponto de Luz”!

Jesus é o “Ponto de Luz” que me indica o caminho que devo seguir para ser feliz e fazer os outros felizes. Ele olha-me com ternura e abraça-me. Diz-me que sou filho/filha muito amado/a por Deus… sou um metal precioso, que quando está perto do “Ponto de Luz”, que é Jesus, resplandece como um espelho a Luz que recebe.
Deixo que Jesus resplandeça através de mim?
Sou um ponto de luz?
Os outros sentem-se bem, sentem-se em paz quando estão perto de mim?

Nesta semana, SIMPLIFICA-TE…

… procurando subir ao monte/ser um Ponto de Luz:

• Parando e fazendo silêncio;
• Escutando os que te rodeiam;
• Sendo reflexo de Jesus, libertando o que há de melhor em ti;
• Sendo um “ponto de luz” na vida dos outros;
• Colocando-te ao “colo” de Jesus

Oração
Senhor, ajuda-me a ser um verdadeiro Ponto de Luz, a ser reflexo do Teu amor pelos que me rodeiam; ajuda-me a parar para Te ouvir dentro de mim; e pega-me ao colo sempre que eu me sentir incapaz, triste e desiludido.

Música “Ponto de Luz da Sara Tavares”
http://www.youtube.com/watch?v=R2i_-F8JftE

Sem comentários:

Enviar um comentário